Estrutura Curricular

A estrutura curricular do PPGZ é composta por disciplinas de núcleo de formação comum, núcleo de formação específica e de núcleo de domínio conexo, sendo que todas elas são alinhadas para fundamentar e dar suporte à formação do sujeito conforme a linha de pesquisa de atuação. As disciplinas de formação comum referem-se as disciplinas de nivelamento do conhecimento, de formação em temas transversais à produção animal, de instrumentalização e de formação para a pesquisa. As disciplinas de formação específica referem-se ao conjunto de disciplinas de fundamentação do conhecimento teórico e prático, conforme o campo de saber da Zootecnia, com aderência ao projeto de pesquisa e à área da dissertação ou tese. As disciplinas de domínio conexo são as disciplinas de formação complementar à preparação do sujeito para a construção de sua expertise e ou atuação profissional. Dentre as disciplinas de formação comum se tem aquelas que são obrigatórias para todos os alunos, como seminários, metodologia científica e planejamento e análise de dados experimentais.

As disciplinas regulares, aquelas que compõem a estrutura curricular do programa, dispostas conforme descritas no parágrafo anterior, são normalmente de 48 créditos, em que cada crédito corresponde a 16h/aula, ofertadas de forma regular, sendo distribuídas conforme o semestre e ano em razão da disponibilidade dos professores de forma fixa para permitir o aluno a planejar o momento da sua realização. Todas elas são classificadas conforme o nível de aprofundamento e destinação, seja para o nível de mestrado ou para o de doutorado. Além disso, dentro as disciplinas regulares do núcleo

Além das disciplinas regulares, o PPGZ oferta disciplinas na modalidade eventual ou tópicos especiais eventuais, que buscam construir o conhecimento em áreas não abrangidas pelas disciplinas regulares. Tais disciplinas podem ter número de créditos variáveis e são ofertadas conforme a disponibilidade de semestre a semestre.

Matriz de oferta de disciplinas 2018 a 2020

Matriz de oferta de disciplinas 2021 a 2024