Seleção

Há duas modalidades de alunos admitidos pelo PPGZ: aluno regular e aluno especial. Em ambos os casos o ingresso se dá por meio de processo seletivo específico regido por edital elaborado pela Comissão de Seleção e aprovado pela Coordenadoria do programa, bem como pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade.

O processo seletivo para ingresso de aluno especial é normalmente realizado no final do primeiro semestre para ingresso no segundo semestre de cada ano. Já o processo seletivo para ingresso de aluno regular é normalmente feito no final do ano anterior ou início do ano para ingresso no primeiro semestre do ano corrente. Em casos excepcionais são realizados processos seletivos suplementares para ingresso no meio do ano, isto é, no segundo semestre do ano letivo.

O processo seletivo é Coordenado pela Comissão de Seleção e Projetos que elabora o edital e executa o processo de seleção após aprovação pela Coordenadoria e pela PRPG. O edital do processo seletivo para estudante especial é simplificado, mas estabelece os documentos necessários à inscrição, a disponibilidade de disciplinas ofertadas possíveis de serem cursadas, os pré-requisitos para inscrição, os critérios de seleção e o cronograma de procedimentos ou eventos do processo seletivo. O edital do processo seletivo para estudante regular estabelece os documentos necessários à inscrição, a disponibilidade vaga incluídos aquelas reservadas às cotas conforme a resolução normativa da UFG para ações afirmativas, os professores orientadores com disponibilidade de vaga, os pré-requisitos para inscrição, os critérios de seleção e o cronograma de procedimentos ou eventos do processo seletivo.

A seleção de alunos regulares é feita em fases, baseada nas seguintes avaliações: 1) de conhecimentos de língua estrangeira, inglês para mestrado e doutorado, sendo que para o doutorado se admite uma segunda língua desde que tenha comprovação da suficiência em língua inglesa; 2) avaliação de conhecimentos gerais em produção animal e específicos para o campo do saber da Zootecnia; e, 3) avaliação de currículo baseada em indicadores, limites e pesos estabelecidos no edital do processo seletivo. As fases 1 e 2 são eliminatórias e a 3 classificatória.

Para o ingresso de alunos ao PPGZ é exigida a titulação mínima de graduado para o Mestrado e de mestre para o Doutorado, em cursos reconhecidos pelo MEC, exceto nos casos excepcionais previstos no regulamento de funcionamento e no da universidade. Dentre os casos excepcionais tem-se: 1) estudantes cursando a graduação, dotados de extraordinária competência, poderão ser admitidos ao curso de Mestrado; 2) estudantes graduados, sem o título de mestre, poderão solicitar o ingresso direto ao Doutorado; 3) estudantes oriundos dos acordos diplomáticos vigentes na forma da lei brasileira poderão ser admitidos conforme o caso tanto no nível de mestrado quanto o de doutorado. Para todas as situações excepcionais os critérios utilizados nos processos avaliativos são elaborados e aprovados pela Coordenadoria e pela PRPG.

Para estudantes estrangeiros, que não sejam residentes permanentes no Brasil e queiram estudar no País, não há necessidade de revalidação ou reconhecimento do título obtido no exterior para fins de inscrição no processo seletivo e acesso aos cursos de Pós-Graduação. Os candidatos estrangeiros são dispensados de exames de suficiência em sua língua materna, que é contabilizada para efeito de comprovação de suficiência, entretanto, a verificação de suficiência em língua Portuguesa é obrigatória.

 

Processo Seletivo 2022 - Veja Aqui

Processo Seletivo 2021 - Veja aqui (encerrado)