Histórico

Ainda no decorrer da década de 90 a Escola de Veterinária (EV), da UFG, como parte do seu planejamento estratégico de ampliar seu espectro de apoio ao desenvolvimento regional, promoveu amplo debate com produtores, técnicos e com pesquisadores buscando identificar as lacunas e potencialidades de atuação na geração de conhecimentos, tecnologias, inovações e formação de recursos humanos qualificados em sua área de atuação, o agronegócio. Como resultado, decidiu-se em 1995 criar o 1º Programa de Pesquisa da EV, o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária com única área de concentração denominada Sanidade Animal, cujos os objetivos principais eram os de formar recursos humanos em condições de responder às demandas e de contribuir com a produção de conhecimento científico necessário ao domínio da produção animal no bioma cerrado. Simultaneamente, a diretoria da EV traçou um plano de capacitação dos professores com o treinamento em nível de doutorado de todos os docentes em um período de 10 anos. A cada ano, dois professores foram licenciados para se dedicar a formação no doutorado em universidades nacionais e, em alguns casos, com estágio em instituições internacionais. Em 1997, 12 professores da UFG e da Universidade Federal de Uberlândia foram enviados para a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Jaboticabal-SP, para se qualificarem. Com o retorno desses professores, em 1999, foi incluído no Programa a área de concentração em Produção Animal. Em 2001, a nota do PPGCA, conforme avaliação CAPES, passou do nível 3 para 4, o que permitiu a abertura do nível doutorado. Posteriormente, em 2002, com o fortalecimento das áreas, o Programa de Medicina Veterinária passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA).

Em 2008 ocorreu a criação do curso de graduação em Zootecnia da UFG/Goiânia, com início da primeira turma em 2009, viabilizado pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), proposto pelo Governo Federal, o que levou a alteração do nome da escola para Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ).

Em seguida, em razão da robustez e consolidação do PGCA, da criação do curso de graduação em Zootecnia, da implementação do programa de qualificação do corpo docente instituído pela escola, da infraestrutura disponível com a expansão da escola, especialmente no que se refere a setores de experimentação e laboratórios, ampliação e renovação do quantitativo de professores doutores e pesquisadores nas diferentes áreas do conhecimento em Ciência Animal, com ênfase na área específica de produção animal, da ampliação do número de alunos em processo de formação em nível de graduação, da inexistência de programa de pós-graduação em Zootecnia no estado de Goiás, da demanda identificada pela comunidade de técnicos, pesquisadores e professores, empresas do setor e produtores ligados à pecuária, da franca expansão da atividade produtiva no estado e na região Centro-Oeste observada para as diferentes cadeias de criação animal, decidiu-se desmembrar a área de produção animal das demais áreas de saúde animal do PPGCA, originando assim o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da EVZ/UFG.

Portanto, o PPGZ originou-se pelo desmembramento do PPGCA, no ano de 2013, como ação de expansão planejada para atender a demanda de capacitação de recursos humanos e desenvolvimento regional na área de concentração em produção animal, com base na geração de conhecimento, tecnologias e inovações adaptadas às condições de criação animal nos trópicos, especialmente às atividades pecuárias praticadas no bioma cerrado.