Procedimentos para solicitação de defesa de tese, dissertação ou exame de qualificação

Por Gerson Luis. Atualizada em 11/09/18 10:42.

Consulte o Guia de Normalização Bibliográfica da EVZ/UFG

Para solicitar o Exame de Qualificação, Defesa de Tese ou Dissertação o (a) aluno (a) deverá observar os seguintes critérios, conforme se descreve:

DOCUMENTOS PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO
(Documentos enviados por e-mail nao serão aceitos)
O exame de qualificação será obrigatório para os níveis de Mestrado (a partir da turma de 2016), e Doutorado. Será composta por uma banca de examinadores:
a)  Para o Mestrado, a banca deve ser composta por 03 (três) examinadores portadores do titulo de Doutor ou equivalente, bem como seus suplentes, deverá ocorrer a partir de 12 meses e prazo máximo de 23 meses a partir do ingresso no programa (observar as excepcionalidades).
b)  Para o Doutorado, a banca deve ser composta por 05 (cinco) examinadores portadores do título de Doutor ou equivalente, bem como seus suplentes, deverá ocorrer a partir de 24 meses  e prazo maximo de 44 meses a partir do ingresso no programa (observar as excepcionalidades).
     Para requerer o exame de qualificação o(a) aluno(a) deverá, enviar a documentação (
OBRIGATÓRIA) para a secretaria do PPGZ, com:
1. 30 dias de antecedência com recomendação formal do(a) orientador(a) para a defesa, sugerindo os nomes para a composição da Banca Examinadora para aprovação da Coordenadoria de Pós-Graduação.

1.1 - Mestrado  - (modelo aqui);
     1.2 - Doutorado- (modelo aqui);
2. Ter integralizado os créditos em disciplinas e/ou atividades complementares;
3. Caso o CONVIDADO EXTERNO não seja da Instituição é Obrigatório preencher o Formulário de Cadastro de (modelo aqui)
4. Para solicitação de PASSAGEM, HOSPEDAGEM OU DIÁRIA preencher este Formulário (modelo aqui);
5. Se a opção for por VIAJAR DE CARRO PRÓPRIO o(a) convidado(a) deverá preencher e ENVIAR ANTES da realização do evento o Termo de Opção e Compromisso de Responsabilidade;
6. Se o CONVIDADO optar por viajar de CARRO OFICIAL da Instituição deve-se comprovar com notas fiscais do local do evento para cada dia de permanência (Link para o Relatório de Viagem)
7. Entregar uma cópia em em mídia digital “CD” em formato.doc da dissertação/tese no modelo defesa (obrigatório).

DOCUMENTOS PARA A BANCA DE DEFESAMESTRADO E DOUTORADO
(Documentos enviados por e-mail nao serão aceitos)
Depois de cumpridas as exigências descritas na Qualificação, o (a) pós-graduando (a) deverá entregar à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, dentro do prazo Regulamentar estabelecido, a documentação, OBRIGATÓRIA:

1. 30 (trinta) dias de antecedência enviar Memorando com recomendação formal do orientador para a defesa.
    1.1 - (modelo aqui) Para o Mestrado, a banca deve ser composta pelo Orientador e 2 (dois) membros possuidores do título de Doutor. Destes, pelo menos 1 (um) deverá ser externo ao programa:
    1.2 - (modelo aqui) Para o Doutorado, a banca deve ser composta pelo (a) Orientador (a) e 4 (quatro) membros. Destes, pelo menos 2 (dois) deverão ser externos ao programa, dos quais pelo menos um externo a UFG.
2. Histórico escolar atualizado para comprovar a integralização dos créditos obtidos em disciplinas OBRIGATÓRIAS e/ou atividades complementares, estabelecidas pelo Programa (solicitar por e-mail (ppgzufg@gmail.com);

3. Para o Doutorado, ter sido aprovado em exame de qualificação (vide informação no histórico);
4. FORMULÁRIO para solicitação de PASSAGEM, HOSPEDAGEM OU DIÁRIA (modelo aqui);
5. FORMULÁRIO para cadastro de PARTICIPANTE EXTERNO convidado(a) (modelo aqui);

6. Se o CONVIDADO optar por VIAJAR DE CARRO PRÓPRIO preencher e enviar antes da realização do evento o Termo de Opção e Compromisso de Responsabilidade.
7. Se o CONVIDADO optar por viajar de CARRO OFICIAL da Instituição deve-se comprovar com notas fiscais do local do evento para cada dia de permanencia.
8. Enviar uma cópia digitalizada em “CD” em formato.doc da dissertação/tese no modelo defesa (obrigatório).

SOBRE COORIENTADORES: A RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1403 (nova), que aprovou o  Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFG,  Art. 59, § 5º descreve que, na hipótese de o(s) coorientador (es) vir(em) a participar(em) da comissão examinadora de mestrado ou doutorado, este(s) não será(ao) considerado(s) para efeito de integralização do número de componentes previstos".

NO DIA ANTERIOR DA DEFESA
Retirar na Secretaria:

• Certificados a serem entregues aos participantes da banca pelo Presidente da mesa;
  • Envelope contendo os seguintes documentos para a defesa:
    • Atas de defesa;
    • Registro de modificação da dissertação;
    • Normas para defesa de dissertação;
    • Folhas de aprovação;
    • Termo de compromisso (quando necessario); e
    • Documentos para prestação de contas

NO MOMENTO DA DEFESA

• Chegar à sala com, no mínimo, uma hora de antecedência.
  • Colar um dos cartazes de convite na porta do local onde está ocorrendo a defesa.

APÓS A DEFESA

• Entregar na Secretaria do Programa o envelope com as ATAS preenchidas e assinadas por todos os participantes;
  • Solicite o comprovante de viagem do primeiro trecho (ida) do participante externo;
  • Recomendar ao participante externo, que preencha o Termo de Compromisso ou o relatório de viagem, após o retorno ao seu local de origem e enviar a secretaria do PPGZ/EVZ/UFG por email (ppgzufg@gmail.com 05 (cinco) dias junto com cópia do ticket de embarque.

O PRÓXIMO PASSO! PROCEDIMENTOS PARA REQUERIMENTO DO DIPLOMA

Fonte: ppgz/evz/ufg