Weby shortcut
PPGZ-topo
UFG - Universidade Federal de Goiás
http://hojesaopaulo.com.br/imagem/0/4902/

Procedimentos para solicitação de defesa de tese, dissertação ou exame de qualificação

Por Gerson Luis. Atualizada em 24/02/17 16:47.

 

(NOVO) Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação "Stricto Sensu" da UFG (RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1403)

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1137)

Veja também o Guia de Normalização Bibliográfica da EVZ/UFG - Veja Aqui

Para solicitar o Exame de Qualificação, Defesa de Tese ou Dissertação à Coordenação de Pós-graduação em Zootecnia o (a) aluno (a) deverá observar os seguintes critérios, conforme segue:

PRÉ-REQUISITOS COMUNS PARA A DEFESA

  • Os alunos de Mestrado e Doutorado deverão defender suas dissertações ou teses dentro dos prazos estabelecidos no regulamento (24 meses para o mestrado e 36 para o doutorado);
  • Ter totalizado os créditos em disciplinas e/ou atividades complementares, conforme Regulamento do Programa (25 créditos para o Mestrado e 45 créditos para o Doutorado); e
  • Para os alunos de Doutorado ter sido aprovado no Exame de Qualificação, conforme Regulamento.
  • Por motivo justificado o (a) aluno (a) poderá solicitar ao Coordenadoria de Pós-Graduação (CPG) a prorrogação do prazo constante no art. 46 do Regulamento.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO - MESTRADO (em construção)


EXAME DE QUALIFICAÇÃO - DOUTORADO

O exame de qualificação será obrigatório apenas para o nível de Doutorado e será efetuado por uma comissão composta por cinco examinadores portadores do título de Doutor ou equivalente, bem como seus suplentes. Para requerer o exame de qualificação o aluno deverá, enviar a seguinte documentação (OBRIGATÓRIA):

  1. Memorando com recomendação formal do orientador para a defesa, sugerindo os nomes para a composição da Banca Examinadora para aprovação da Coordenadoria de Pós-Graduação (modelo aqui);
  2. Ter integralizado os créditos em disciplinas e/ou atividades complementares.
  3. Caso o CONVIDADO EXTERNO não seja da Instituição é Obrigatório preencher o Formulário de Cadastro de (modelo aqui); 
  4. Para solicitação de PASSAGEM, HOSPEDAGEM OU DIÁRIA preencher este Formulário (modelo aqui);
  5. Se a opção for por VIAJAR DE CARRO PRÓPRIO, o(a) convidado(a) deverá preencher e ENVIAR ANTES da realização do evento o Termo de Opção e Compromisso de Responsabilidade; 
  6. Se o CONVIDADO optar por viajar de CARRO OFICIAL da Instituição deve-se comprovar com notas fiscais do local do evento para cada dia de permanência.

BANCA DE DEFESAMESTRADO E DOUTORADO

Depois de cumpridas as exigências descritas acima, o (a) candidato (a) deverá entregar à Coordenação do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, dentro do prazo Regulamentar estabelecido, a seguinte documentação, OBRIGATÓRIA:

  1. Memorando com recomendação formal do orientador para a defesa, sugerindo os nomes para a composição da Banca Examinadora para aprovação da Coordenadoria de Pós-Graduação e Conselho Diretor da EVZ, com 60 dias de antecedência.

1.1 - Para o Mestrado, a banca deve ser composta pelo Orientador e 2 (dois) membros possuidores do título de Doutor. Destes, pelo menos 1 (um) deverá ser externo ao programa (modelo aqui);

1.2 - Para o Doutorado, a banca deve ser composta pelo (a) Orientador (a) e 4 (quatro) membros. Destes, pelo menos 2 (dois) deverão ser externos ao programa, dos quais pelo menos um externo a UFG (modelo aqui).

  1. Histórico escolar atualizado para comprovar a integralização dos créditos obtidos em disciplinas OBRIGATÓRIAS e/ou atividades complementares, estabelecidas pelo Programa (solicitar por e-mail (ppgzufg@gmail.com ou ppgzootecnia@hotmail.com);
  2. Para o Doutorado, ter sido aprovado em exame de qualificação (vide informação no histórico);
  3. FORMULÁRIO para solicitação de PASSAGEM, HOSPEDAGEM OU DIÁRIA (modelo aqui).
  4. FORMULÁRIO para cadastro de PARTICIPANTE EXTERNO convidado(a) (modelo aqui);
  5. "Se o CONVIDADO optar por VIAJAR DE CARRO PRÓPRIO preencher e enviar antes da realização do evento o Termo de Opção e Compromisso de Responsabilidade. 
  6. "Se o CONVIDADO optar por viajar de CARRO OFICIAL da Instituição deve-se comprovar com notas fiscais do local do evento para cada dia de permanencia. 
  7. Uma cópia digitalizada em “CD” em formato.doc da dissertação/tese no modelo defesa.

SOBRE COORIENTADORES: A RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1403 (nova), que aprovou o  Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFG,  Art. 59, § 5º descreve que, na hipótese de o(s) coorientador (es) vir(em) a participar(em) da comissão examinadora de mestrado ou doutorado, este(s) não será(ao) considerado(s) para efeito de integralização do número de componentes previstos".  


NO DIA ANTERIOR DA DEFESA

Retirar na Secretaria:

  • Certificados a serem entregues aos participantes da banca pelo Presidente da mesa;
  • Envelope contendo os seguintes documentos para a defesa:
    • Atas de defesa;
    • Registro de modificação da dissertação;
    • Normas para defesa de dissertação;
    • Folhas de aprovação;
    • Termo de compromisso (quando necessario); e
    • Documentos para prestação de contas

NO MOMENTO DA DEFESA

  • Chegar à sala com, no mínimo, uma hora de antecedência.
  • Colar um dos cartazes de convite na porta do local onde está ocorrendo a defesa.

APÓS A DEFESA

  • Entregar na Secretaria do Programa o envelope com as ATAS preenchidas e assinadas por todos os participantes;
  • Solicite o comprovante de viagem do primeiro trecho (ida) do participante externo;
  • Recomendar ao participante externo, que preencha o Termo de Compromisso ou o relatório de viagem, após o retorno ao seu local de origem e enviar a secretaria do PPGZ/EVZ/UFG por email (ppgzufg@gmail.com ou ppgzootecnia@hotmail.com) 05 (cinco) dias junto com cópia do ticket de embarque.

O PRÓXIMO PASSO! PROCEDIMENTOS PARA REQUERIMENTO DO DIPLOMA 

Fonte : ppgz/evz/ufg

Listar Todas Voltar